As Larvas no Nosso Cotidiano

A gente quase nunca percebe a presença delas, e quando percebemos, vem acompanhada da expressão: BLARGH!!! As larvas (muitas vezes chamadas de BIGATO!!!) são estágios intermediários no processo de metamorfose de insetos (filo Arthropoda) holometábolos, ou seja, com modificação total do corpo, passando por estágios de ovo, larva, pupa e imago (adulto).

As larvas são organismos ávidos por comida, por isso, na maioria das vezes, são saprófagas, ou seja, alimentam-se de matéria orgânica em decomposição. Por isso, raramente as vemos em lugares agradáveis e afáveis, estão normalmente associadas a defuntos e coisas podres. Essa avidez por comida deve-se ao alto consumo de energia nesse momento de sua vida, pois ela precisa completar a sua metamorfose.

Após essas informações técnicas, aí vão algumas observações alternativas sobre a importância das larvas.

1) O óbvio, ajudam na reciclagem da matéria orgânica.

2) São utilizadas para estimar a hora da morte de um ex-vivo, pois sabe-se o tempo que a larva leva para atingir um determinado tamanho. Assim, por exemplo, uma larva com “X” centímetros leva  3 horas para atingir esse porte, portanto o sujeito morreu há aproximadamente 3 horas. (CSI total!!! – “Whoooooooooo are you? U-hu, u-hu!)

3) São úteis em tratamentos médicos há centenas de anos, pois auxiliam na remoção de matéria orgânica morta e bactérias de ferimentos, pois possuem “antibióticos” naturais. As larvas utilizadas, são larvas de mosca varejeira. Sim, aquela grande e verde.

Veja o vídeo com esse tratamento:

Tem uma imagem histórica na Internet que representa bem isso citado acima, o “Calcanhar de Maracujá” (ATENÇÃO!!! Recadinho de sempre: imagem feia, muito feia, siga se for capaz!)

4) São responsáveis por uma doença muito comum em gado, o BERNE, que também afeta humanos. O berne consiste em larvas de mosca que penetram pele adentro para alimentarem-se e crescerem. Já postei um vídeo aqui.

É isso pessoal. A partir de hoje, mais respeito com as larvas.

Publicado em 06/06/2011, em Biologia Agora, Colégio CELTAS - Votuporanga -SP, Colégio THATHI COC - Araçatuba - SP e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. aline rodrigues pereira

    nossa essa coisa é muito feia

Deixe um comentário